sábado, 6 de fevereiro de 2010

Colômbia - Bogotá: A caminho do novo

Quantas vezes eu quis ir a tantos lugares, mas sempre tive medo de arriscar, de perder o que eu não tinha e ficar aqui. Aqui onde tudo parece mais tranquilo, onde quase todos se conhecem, onde tudo parece sempre igual. Pode ser que isso seja medo fantasiado de conformismo. E ter medo faz parte, principalmente medo de errar.

Cheguei à conclusão de que a segurança é incerta, e que quando a oportunidade bate à porta, ela não errou de endereço. E foi o que aconteceu. A oportunidade surgiu na hora certa, no momento certo. Decidi, portanto, mudar a rotina, mudar o rumo, me aventurar. Estou de malas prontas para ia a Bogotá, na Colômbia, realizar intercâmbio. Estudarei um semestre em uma universidade pública, morarei em uma casa de estudantes; um mundo completamente novo e desconhecido, o qual já faz parte do meu mundo.

Depois de toda a burocracia que enfrentei, de ter que ir a São Paulo para fazer o Visto de estudante, de ter que pedir demissão, de chorar muito, de receber muito apoio das pessoas e de fazer muitas festas de despedida, muitas delas com os mesmos amigos, percebi que está valendo a pena todo este esforço. Esforço significando coragem, vontade. Se algum dia tive medo de viajar de avião, já não tenho mais. Se antes realizar um intercâmbio era um sonho distante, agora não é mais.

Tenho certeza que muitos têm o mesmo sonho e a mesma vontade de fazer tudo isso. Porém, quando envolve dinheiro, empenho, burocracia e saudade, a possibilidade de viajar pode tornar-se impossível. Mas não é.

Até agora não entendo como eu estou conseguindo. Na verdade, às vezes nem acredito. De qualquer forma eu vou, acreditando ou não.

Estou a caminho do novo, de novos sentimentos, novas sensações, novas verdades e novas descobertas.

A vida é feita de escolhas. E eu decidi viver.




Do momento



Será que tudo o que eu deixar

- sentimentos, pessoas, verdades -

Estará aqui, da mesma maneira

Quando eu voltar?

Nenhum comentário: